Páginas

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

As Minhas Histórias de Lovecraft Favoritas.



Como alguém que tem contato diário com a cultura pop, eu já
tinha ouvido falar de H.P. Lovecraft, suas obras fora de escala
e claro, infelizmente também do seu lado racista.

Porém só nos últimos anos que eu cai de cabeça
nos livros e contos do autor, que logo se tornou um dos meus
escritores favoritos ao lado de outras lendas como Robert E. Howard,
Edgar Rice Burroghs, Stephen King e Arthur C. Clarke.


Eu estou longe de ter lido tudo que Lovecraft produziu, mas
já li uma quantidade considerável, por isso no artigo
de hoje vou falar quais sãos as minhas estórias prediletas
do mestre do Horror Cósmico.



Vamos logo com isso, antes que Nyarlathotep nos impeça.









O Chamado de Cthulhu 



Não é surpresa que essa história esteja na lista, já que é a obra
mais famosa de Lovecraft e ficou diretamente ligada ao mesmo.

O Chamado de Cthulhu foi a minha porta de entrada para
o universo de horror do autor e desde então não parei mais.

Lembro que essa foi a primeira vez que senti medo lendo,
algo que eu pessoalmente não achava possível de acontecer
sem qualquer estímulo visual ou sonoro e essa história me
provou o contrário.

A trama é bem conhecida, mas vale um resumo.

A história acompanha um homem
chamado Francis Wayland Thurston, que ao investigar
os pertences de um recentemente falecido tio-avô, descobre
sobre um culto obscuro á uma estranha criatura que aparenta
ser a fusão de um polvo, um dragão e um homem.

Quanto mais Thurston investiga, mais transtornado ele
fica com as suas descobertas aterradoras sobre esse
ser de nome impronunciável e poderes fora da compreensão humana.


Apesar da grande fama da história e da sua igualmente
enorme influência na cultura pop, muitos não consideram
O Chamado de Cthulhu a melhor obra de Lovecraft, mas
isso é claro é uma questão de gosto, ela ainda é
a minha história favorita do autor.










A Busca Onírica por Kadath



Essa história não é exatamente de horror, sim ela tem
elementos aterrorizantes como monstros e criaturas
inconcebíveis, mas na prática é mais como uma aventura.


O protagonista é Randolph Carter (um alter ego do próprio Lovecraft)
que vive aventuras nas dimensões dos sonhos, enquanto procura pela
cidade de Kadath onde residem os deuses oníricos.

Essa história mexeu bastante comigo quando a li e acredito
que o principal motivo é que ela se passa em um mundo dos sonhos
e eu particularmente sou uma daquelas pessoas que costumam
ter sonhos bem fantasiosos e esquisitos e não tão diferentes
assim da jornada de Carter.

Uma curiosidade sobre a obra é que ela não tem divisões
de capítulos.











Dagon



Dagon, outra história que me fisgou justamente
pro retratar outras coisas que gosto muito, que são 
civilizações antigas e lendárias e criaturas marinhas gigantescas.

A história ambientada na Primeira Guerra mostra
um náufrago que encontra uma ilha misteriosa 
com monólitos retratando estranhos seres marinhos
até que ele se depara com um desses monstros que
surge do nada bem na sua frente o levando á loucura.


O lado sobrenatural dela é bem cativante por abordar os
mistérios que os oceanos ainda guardam para a humanidade.

Quem nunca fantasiou com sereias e animais gigantescos quando
observou o mar ?











A Cor Que Caiu do Espaço



Lovecraft é conhecido pelo Horror Cósmico,
gênero que ele criou e na maior parte de suas histórias
não dá pra definir bem o que são as ameaças, sendo
seres fora da compreensão humana, porém apesar
do mesmo se aplicar á The Color Out of Space em
certos pontos, acho que dá pra se afirmar que
a entidade dessa história é uma forma de vida alienígena,
fazendo que esse conto também seja uma obra de ficção científica.

A história aborda um funcionário público investigando
uma região chamada de "descampado maldito" e descobrindo
os horrores que ocorreram com uma família que tiveram
contato com um "meteoro" que caiu em sua fazenda.

A história é bem horripilante, principalmente ao contar
como a coisa foi matando um por um dos membros
da família e como contaminou a região.










Sussurros na Escuridão




Outra história de Lovecraft com uma ameaça alienígena,
Sussurros na Escuridão se mostrou uma trama bem aterrorizante,
abordando coisas como isolamento e paranoia.

O enrendo foca em um professor de literatura chamado
Albert N. Wilmarth e de como um amigo dele, um
velho fazendeiro passa á receber...visitantes indesejados 
toda a noite.

O final da história é bem sombrio e perturbador, como
se espera de Lovecraft.




E é isso, existem outras histórias do autor
que gostei bastante, como O Caso de Charles Dexter Ward,
A Sombra de Innsmouth e Nas Montanhas da Loucura
que é quase tão famosa quanto o
Chamado de Cthulhu, mas pra não estender tanto, vou parar por aqui.

Talvez eu faça uma parte dois no futuro, nunca se sabe.




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...