Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Street Fighter Perdeu a Essência ?

 




Antes de qualquer coisa, eu devo esclarecer que o texto que vocês estão prestes
á ler representa apenas a minha opinião pessoal e não qualquer verdade absoluta, pois
eu não sou pretensioso á esse ponto.

Eu cheguei á essa conclusão seguinte, após refletir sobre os rumos que a franquia
Street Fighter tomou nos últimos tempos e as comparações de como
eu a via no passado.


E agora com a saída de Yoshinori Ono, um dos principais
produtores dos games mais recentes, eu fui mais fundo
e percebi que pode ter vindo dele, as coisas que desgosto
atualmente em Street Fighter.

Bem e qual conclusão é essa que eu cheguei ?



Street Fighter Perdeu a Essência.


Mas eu não me refiro á jogabilidade ou sistema dos jogos,
pois a franquia tinha que evoluir, não tem jeito.

Eu me refiro ao estilo da história.

De como os personagens antigos estão sendo tratados e como
muitos personagens novos são simplesmente horríveis na minha opinião.

E principalmente dessa linha de humor, um tanto quanto exagerada 
que teve nos games atuais, que é bem a cara do Ono.



Mas antes, acho que tenho que explicar o que é 
Street Fighter pra mim.










Sério, mas não Sombrio



Pra mim a essência do que eu entendo como Street Fighter pode ser vista tanto
no filme animado dos anos 90, quanto no Victory.

Essas duas animações tem lutas bem violentas e até uma pegada mais sensual,
mas ainda tem cenas de bom humor, que são equilibradas.

Eu via o mesmo no próprio Street Fighter II, que apesar
dos poderes absurdos do Dhalsim ainda tinha aquela pegada
de filme de arte marcial, que já veio do game original de 1987.

Mesmo a fase Alpha, com seus gráficos mais cartunescos 
ainda tinha essa essência que me refiro.

O humor era mais sutil, representado por personagens como o
Dan e o reformulado Blanka, mas ainda assim não tinha os exageros
de Street Fighter IV e Street Fighter V e agora irei falar que exageros
são esses.










Quando a Comédia Ficou Nonsense Demais



O me incomoda especificamente para começar são alguns personagens
(todos da imagem inicial).


Hakan é um sujeito que pratica uma luta bizarra (que realmente existe)
que é extremamente desconfortável de olhar.


Rufus é um personagem chato, que supostamente deveria ser
engraçado, mas só consegue ser esquecível e o pior é que ele
inicialmente deveria ter sido um rival pro Ken, na mesma linha
que o Sagat é pro Ryu (o que é ainda mais lamentável).

E por falar em Sagat, o substituto dele na Shadaloo parece que
saiu de One Piece (e não de forma boa).

F.A.N.G  tinha potencial para ser um baita vilão
interessante, principalmente pela sua táticas novas
de usar veneno, mas ele acabou sendo só uma
criatura bizarra com voz irritante.



El Fuerte poderia muito bem ser outro personagem
interessante, talvez um rival para a Rainbow Mika,
mas não, a sua história se resume á ser um cozinheiro
maluco



E por fim o G é uma espécie de paródia do Abraham Lincoln 
que é simplesmente absurdo demais e na minha opinião
destoa muito dos demais personagens.

 
O Abigail está na imagem mesmo não sendo um personagem novo,
pois ele representa a outra coisa que não curto, que é....









Novas Designers Horríveis




Sim, essa parte se refere exclusivamente ao Street Fighter V.

Muitos personagens ficaram terríveis nesse jogo.

Começando pelo próprio Abigail, que veio de Final Fight.

Tá, eu sei que ele é um sujeito grande, mas aquilo é um
exagero, o cara usa pneus nos braços !!!

Depois temos o Akuma e a sua juba de Rei Leão
e o Blanka exagerado (mesmo assim é o mais aceitável
dos três).

E ainda tem o Birdie que ganhou peso só pra gerar
piadas de gordos, que adivinha ?

Não funcionam.

Mas o que eu não me conformo é essa Juba do Akuma.

Como aprovaram essa porcaria ?!




Bem, vamos em frente para falar
da última coisa que me incomoda e novamente no
Street V.







Personagens mal aproveitados




Alguns personagens foram muito mal utilizados tanto na história principal, quanto
nas pessoais, como o personagem acima, o Zeku.

Não seria bem mais interessante se o mestre do Guy do Final Fight
e o provável criador dos Striders fosse mais do que apenas um 
alívio cômico (que não funciona aliás ) ?

Ou que retorno do Charlie tivesse realmente um peso
maior na história ?



SFV desperdiçou o potencial de alguns dos seus personagens,
seja por focar em humor, quando não devia ou por simplesmente
ser mal escrito mesmo.



Por fim, você deve achar que eu odeio
os Streets IV e V, mas não, eu adoro esses jogos,
principalmente o IV, mas tem coisas neles que
me incomodam.


Pode ser que essa "essência" de Street Fighter que eu falei
tanto só exista na minha cabeça, mas é isso que eu sinto.


Na minha mente, eles perderam um pouca da essência e
espero que os futuros jogos da franquia a retomem.


Até a próxima.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...