Crossover,uma palavrinha que pode
dizer muito coisa.
Crossover na indústria da
Cultura Pop,servem para franquias
se promoverem e as vezes até para
tentar salvar uma empresa da falência(como o
Mortal Kombat vs DC Universe
por exemplo,que não funcionou.)
É um outro exemplo de Crossover que
não funcionou como deveria é o do alvo desse
post,o game SNK vs Capcom:Chaos.
Lançado em 2003,
o game era mais um título da
franquia Capcom vs SNK
que começou em 2000.
Mas ao contrário dos jogos anteriores esse
deixava a desejar.
O game foi produzido pela SNK e não pela
Capcom.
E isso pode até não parecer um detalhe muito importante,mas
acreditem é sim.
Por anos a SNK não inovou criando jogos
com a mesma Engine e em 2003 isso já irritava os
fãs.
Mas o motivo do jogo não ser um sucesso arrebatador
não era exatamente a engine ultrapassada e sim outros fatores
que pesaram contra ele.
E esses fatores são:
A Jogabilidade:
O game tinha uma jogabilidade razoável,
do qual a dificuldade aumentava com o avanço.
Algo comum em um bom game de luta.
Porém:
Os personagens da SNK tinham uma "ligeira" vantagem em
relação as da Capcom.
Era mais fácil jogar com um personagem da SNK.
Um bom exemplo disso estava nas bandas.
Para executar o golpe com um personagem da
SNK,bastava se abaixar e apertar um botão de chute.
Mas com os da Capcom era diferente,
pois caso você se abaixa-se e aperta-se
o botão,o personagem daria apenas um chute rasteiro e não uma
banda.
Para efetuar a banda era necessário se abaixar e colocar para
frente ao mesmo tempo,mas isso fazia que o personagem
ficasse vulnerável a ataques.
Outro ponto era que a maioria dos
personagens da SNK apelavam mais do que
os da Capcom.
E os únicos personagens da Capcom que apelavam
eram Akuma(Claro)Violent Ken(uma variável do
Ken similar ao Orochi Iori) e pasmem Dan Hibiki
um dos maiores fracotes dos jogos de luta,mas
que nesse game foi transformado em um apelão.
Mas isso é um ponto curioso já que Dan,
foi criado como uma resposta da Capcom
a Ryo e Robert protagonistas do
Art of Fighting que foram claramente
inspirados em Ryu e Ken.
Por isso a SNK resolveu dá mais poder
para Dan.
Outro detalhe é que era necessário zerar o game
duas vezes seguidas para ver o verdadeiro final.
(isso pode até não parecer um grande desafio,mas
acreditem é sim.)
O Visual:
Outro detalhe importante no game era seu visual,
já que agora os personagens da Capcom haviam sido feitos pelo
ponto de vista da SNK e claro que algum problema poderia resultar disso.
Mas até que a grande maioria dos personagens da
Capcom ficaram com visuais agradáveis,mas não todos.
O Hugo do Final Fight por exemplo,ficou péssimo,com
uma movimentação estranha e ocupava metade da tela.(um exagero ao meu ver.)
O Sagat Ficou bem mais magro que o normal e corcunda.
Mas o pior é o Zero aquele robozinho sinistro dos
jogos do Megaman,ele está irreconhecível.
Se não fosse pelo nome,eu demoraria muito para descobrir
quem era aquele.
E Finalmente:
O Elenco:
Diferente do normal o game tinha
apenas 32 personagens e alguns eram
secretos e outros só variações de um
mesmo personagem.
Além de um elenco pequeno,os
personagens que o ocupavam também eram questionáveis.
Por quê colocar Demitri ao invés da Morrigan?
Hugo?enquanto poderiam escolher Guy,Cody ou Haggar?
Um dos alienígenas de Metal Slug ao
invés de Marco?
Além de personagens nada populares
como Shiki e Tessa,meu Deus,quem
são essas?
As Coisas Boas do Game:
Sim,SNK vs Capcom Chaos não é
um desastre completo,tem coisas boas nele também.
Como sua abertura sensacional aonde
Ryu e Kyo,tem sua luta
interrompida por Akuma,enquanto
o Mr.Karate observa á tudo do alto.
O Violent Ken,que se inspira
na lavagem cerebral que ele
sofria no longa animado
Street Fighter 2 o filme.
A presença da Athena original
da SNK como boss
secreta do jogo.
(eu já falei sobre ela aqui:The King of Fighters a História que poucos conhecem.)
E os diálogos interessantes que os personagens
tem antes de luta.
(em um deles Chun-li manda a Mai colocar
uma roupa decente.)
Mas esses pontos positivos não foram suficiente para
agradar ao público em geral e SNK vs Capcom Chaos
foi o último game de luta que juntava
as duas empresas,após isso foi
lançado um Card Game,que
fechou uma parceria que poderia ter
rendido muito mais.
Dizem as lendas,que as empresas se desentenderam
e que nenhuma deseja mais trabalhar com a outra.
Se isso for verdade é uma pena,
Já que ambas são Lendas no mundo dos games.
Assista um Combo Vídeo do jogo.
uma vez eu estava traduzindo todas as conversas das lutas... mas perdi o arquivo.
ResponderExcluirDeu uma raiva....